20 de junho de 2017
7 dicas para Gestão de Tempo
Para muitos, conseguir se organizar e produzir dentro de um tempo determinado é um grande problema. A falta de organização e foco atrapalham e o desenvolvimento do trabalho acaba prejudicado. Para evitar esses problemas, veja algumas dicas!
Conseguir gerenciar sua rotina, para conciliar vida pessoal e profissional, além de obter mais produtividade e eficiência na gestão do negócio, é imprescindível. Pensando nisso, sete empreendedores contaram um pouco de suas rotinas e como fazem para planejar suas atividades diárias. Veja abaixo:
Seja eficiente: trabalhar muito não significa trabalhar bem. Muitas vezes, nos afogamos em funções simultâneas e deixamos de cumprir o básico. “Hoje, minha vida vem em primeiro plano, depois faço as pesquisas, em seguida o trabalho. Comer, dormir e fazer pausas são compromissos como reuniões. Assim, tenho conseguido realizar mais tarefas em menor tempo e com mais eficiência”, afirma Francisco Forbes, CEO da Seed Digital.
Compartilhe obrigações: “para otimizar o tempo e manter qualidade de vida, minha dica é compartilhar as tarefas com a equipe, delegar as demandas e automatizar, quando possível, o operacional. Assim, é possível participar de outras ações da empresa e cuidar também do espaço social, como a prática esportiva” conta Alex Tabor, co-fundador e CEO do Peixe Urbano, com filial no Rio de Janeiro.
Organize-se logo pela manhã: procure acordar cedo e se atualize sobre todos os compromissos. “Além disso, busco realizar tarefas administrativas durante o período matutino e foco em apenas um item, como, por exemplo, respondo todos os e-mails durante trinta minutos logo cedo e depois somente de tarde. Após às 20h, tento não pensar em trabalho, revela Rafael Heringer, co-fundador do Jurídico Correspondentes.
Seja dono do seu tempo: para conseguir isso, é preciso primeiro priorizar suas atividades, para depois organizar a agenda e o tempo. Feito isso, é importante entender em qual momento a sua empresa está. Por exemplo, se ela está muito no início ou em um momento crítico, não adianta querer ter um planejamento muito detalhado com diferentes objetivos ou metas. “Sempre deixo um espaço para ficar de olho no mercado, desde uma leitura diária rápida sobre principais manchetes, até encontros estratégicos. Acredite, o networking faz toda a diferença no crescimento de qualquer organização”, comenta Robson Privado, diretor de marketing e produto da MadeiraMadeira.
Planeje: a cada 10 minutos gastos no planejamento, é possível economizar até uma hora na execução. “Por isso, bloqueamos horas na semana para nos dedicar estritamente a pensar em estratégias de inovação”, conta Thiago Carvalho, CEO do Guichê Virtual.
Envolvimento e diálogo: produtividade tem muito a ver com o interesse de cada e com a comunicação. “Toda semana, nós planejamos nossas ações e funções de curto prazo numa ferramenta chamada 15Five. Tudo é compartilhado com os gestores e, dessa forma, conseguimos reconhecer bons esforços ou identificar problemas quase em tempo real. Ganhamos muito mesmo com isso”, enfatiza Rodolpho Gurgel, CEO da Bidu Corretora.
Fonte: Nube