16 de setembro de 2020

A importância das atividades complementares na graduação


O que são atividades complementares?

As atividades complementares nada mais são do que determinadas tarefas — de caráter cultural, profissional, social, entre outros — que contribuem para desenvolver ainda mais as habilidades que o estudante adquire durante o curso. Além disso, ajudam a agregar conhecimento e aprendizado que podem ser atraentes em um currículo.

Elas são cobradas por todas as IES (Instituições de Ensino Superior), de acordo com a Lei 9.394/96. O objetivo dessa norma é fazer com que os alunos recebam o devido preparo educacional, a fim de saírem da universidade qualificados para exercerem o seu trabalho e cidadania.

Qual a importância das atividades complementares na formação superior?

Como visto, as atividades que valem horas complementares ajudam a aprimorar muitos conhecimentos obtidos em sala de aula, assim como permitem ir além do ambiente acadêmico.

Muitas delas proporcionam experiências que não são oferecidas dentro da grade curricular do aluno, mas que são úteis para o desenvolvimento profissional — principalmente na hora de elaborar um bom currículo.

Quais podem ser as atividades complementares?

Tendo em vista a importância das atividades complementares na graduação, chegou a hora de saber o que pode ser feito para cumprir essa obrigação. A seguir, confira algumas sugestões!

Intercâmbio

O intercâmbio é um exemplo de prática que vale horas complementares. Por exemplo, quando um aluno visita outro país com o intuito de aprender uma nova língua e faz um curso de idioma, o certificado desse estudo pode contar como um complemento à sua graduação.

Pesquisa

Projetos de pesquisa, iniciação científica ou qualquer contribuição para a ciência também podem ser usados como horas complementares. Afinal, são atividades realizadas fora de sala de aula, comprovadas e que ajudam no desenvolvimento do aluno.

Voluntariado

Práticas de voluntariado, quando recebem algum tipo de certificação, também podem ser contabilizadas como horas complementares. Nesse caso, é possível ajudar em eventos universitários, oferecer monitoria, entre outros exemplos. 

Cursos de extensão

Os cursos de extensão universitária, palestras e cursos livres são outras ótimas formas de conseguir horas complementares para a graduação, pois permitem que os alunos tenham contato com novos conteúdos ou com assuntos que aprofundam temas vistos em sala de aula.

Viu só como as atividades complementares são úteis, tanto para a sua vida acadêmica quanto pessoal e profissional? Elas permitem que você tenha contato com conteúdos que expandem o seu conhecimento, oferecem novas informações e promovem experiências construtivas. Por isso, procure eventos ou cursos de seu interesse, em sua universidade ou em outros espaços, e aproveite essa oportunidade.

Confira Mais Artigos