8 de fevereiro de 2018
Como conciliar estágio e estudo?
O limite da jornada é estabelecido pela lei 11.788: são seis horas diárias e 30 semanais, caso seja estudante do ensino médio, técnico ou superior. Já para quem faz educação especial, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, a carga horária é de quatro horas diárias e 20 horas semanais. De acordo com a legislação, não é permitido ficar além desse tempo.
Tudo isso deve ser firmado já no termo de compromisso, assinado pela instituição de ensino, o agente de integração, a parte contratante e o jovem ou seu representante legal. Para a psicóloga e consultora de carreira, Raquel Mello, do Rio de Janeiro, nesse acordo, a corporação deve enfatizar a importância do programa para a qualificação e desenvolvimento do profissional. Portanto, deve respeitar as obrigações acadêmicas.
Para Vinícius Oliver, estagiário da SuperPoker, criar uma rotina foi uma grande dificuldade, mas a carga horária reduzida ajudou muito. Terminando o último ano de Rádio e TV, ele relembra os primeiros dias, quando saía cedo e chegava só à noite para descansar. Até se acostumar com o dia a dia, ele conta: “Já fiz algumas atividades da faculdade no estágio”. Vivenciando essa rotina por quase dois anos, Vinicius, já sabe se organizar melhor e acredita estar mais capacitado e preparado para os desafios do mundo do audiovisual
Algumas dicas podem facilitar esse processo, é necessário ter organização, programar o seu tempo, dar mais atenção à assuntos relevantes e de mais urgência e utilizar recursos, como a tecnologia, para auxiliar em alguns procedimentos. Com isso, você terá êxito em seu estágio e também em seus estudos.
Lembre-se sempre de se dedicar a ambos, pois eles são a base para o sucesso de sua carreira.
Fonte: Nube