Pular para o conteúdo

Como se preparar para as entrevistas a distância?

20 de maio de 2020

Com o distanciamento social, a tecnologia auxilia as corporações a continuarem contratando por meio de recursos como a vídeo entrevista. A rotina é cada vez mais frequente no dia a dia do RH e dos candidatos. Contudo, muita gente ainda têm dúvidas sobre o funcionamento do processo. Portanto, fique de olho nas dicas!




O recrutamento remoto apresenta diversos benefícios para os participantes. Na visão de Helenice Resende, coordenadora de seleção do Nube, um dos maiores é a comodidade. “O candidato não precisa realizar o deslocamento de sua residência até a empresa, poupando tempo para se preparar ainda mais”, afirma. 

Além disso, há o quesito economia, pois não será necessário gastar com passagem, combustível ou alimentação. A segurança do ambiente familiar ainda pode proporcionar um melhor desempenho. Dessa maneira, o interessado amplia suas possibilidades de ser contratado.

Para Brunna Layane, analista de treinamento e desenvolvimento na Odilon Santos, Goiânia (GO), a reclusão apenas mostrou os recursos já existentes a favor do setor de recursos humanos. A indicação para os selecionadores é manter a empatia, mesmo virtualmente. “Sempre olhe para o lado humano, as habilidades comportamentais. As técnicas podem ser aprendidas”, recomenda. 

Dicas para a entrevista on-line

Segundo pesquisa do Nube, realizada com mais de 49 mil pessoas, 65,70% dos jovens nunca participaram de uma reunião avaliativa remota. Em tempos de quarentena, essa realidade deve mudar. Assim, mesmo quem nunca teve a experiência precisa se preparar a fim de aumentar suas chances de conquistar uma vaga. Então, veja as dicas:

  • Conheça a si e o negócio: liste seus pontos fortes e de melhoria, saiba falar de maneira assertiva sobre suas experiências, habilidades e objetivos. O pulo do gato é alinhar as suas capacidades com a atividade da instituição, então, pesquise sobre ela!
  • Faça simulações: apresente-se para amigos, familiares ou até na frente do espelho. Assim, será fácil perceber suas necessidades de ajuste. 
  • Monte o ambiente: deixe tudo organizado, iluminado. Teste o microfone, a câmera, tranque a porta ou avise as pessoas na casa para não te interromperem. Note ainda como está o fundo da imagem. Não é legal mostrar um cômodo bagunçado. Uma parede limpa ou uma mesa organizada é o ideal.
  • Cuide da postura: escolha uma roupa adequada, como se fosse uma entrevista presencial. Logo, evite vestimentas muito informais.

Faça também o curso gratuito “Tenha Sucesso em Processos Seletivos”. Ele busca facilitar sua entrada no mercado de trabalho por meio de dicas assertivas e exercícios teóricos. Com ele, você aprenderá a enfrentar esse desafio sem medos e melhor, podendo conquistar a oportunidade de seu interesse. Ainda vale certificado de 5 horas complementares.

Fonte: Nube

[apss_share]

Comentários

Comentários