Pular para o conteúdo

Entenda o que é EAD e como funciona essa modalidade

27 de julho de 2020

Se você já está inserido no mercado de trabalho, certamente tem uma rotina corrida e estressante. Afinal, quando não está desenvolvendo as suas atividades, provavelmente está preso no trânsito, deslocando-se pela cidade. Nesse cenário, parece difícil arranjar tempo para dar continuidade à sua educação, não é mesmo? Uma alternativa é o ensino a distância (EAD). Mas, você sabe o que é EAD?




Essa forma de aprendizado tem ganhado cada vez mais espaço nas instituições de ensino. Afinal, ela é vantajosa tanto para quem oferece o curso, como para quem se matricula nele. E o melhor de tudo é que o diploma é reconhecido pelo MEC, com o mesmo peso que o presencial!

Se você ficou interessado nessa possibilidade de aprendizado, continue a leitura deste texto. Nele, vamos explicar o que é EAD, quais são as vantagens dessa modalidade de ensino e porque a Cruzeiro do Sul é a melhor opção na hora de escolher uma instituição. Boa leitura!

O que é EAD?

O ensino a distância é uma modalidade que tem o objetivo de democratizar o acesso das pessoas à educação superior. Isso porque ela permite que o aluno não precise se locomover para a instituição de ensino todos os dias, podendo, assim, conciliar os seus estudos com o trabalho. 

Ou seja, ele terá a liberdade de se dedicar ao aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenha um dispositivo com acesso à internet.

Os conteúdos do curso são disponibilizados na plataforma online da instituição de ensino. Lá, o estudante poderá assistir às aulas — que serão transmitidas ao vivo ou gravadas com antecedência —, ter acesso aos materiais de estudo, interagir com os professores e colegas nos fóruns, e realizar as atividades estipuladas.

Como essa modalidade de ensino é voltada para todas as pessoas, das mais variadas idades e classes sociais, é preciso que a instituição ofereça uma plataforma fácil de usar, intuitiva e dinâmica, para que os alunos possam aproveitar os conteúdos ao máximo e desfrutar do aprendizado.

Ao final de cada módulo, será necessário comparecer ao polo de apoio presencial para realizar as avaliações. Caso o curso ofereça aulas práticas em laboratório, elas também serão realizadas na instituição. Porém, não se preocupe: esses encontros costumam se resumir a 1 ou 2 dias por semana.

Como a maior parte do curso é realizada de forma online, é preciso que o aluno seja dedicado e organizado para estudar sozinho. Assim, podemos dizer que a relação entre a EAD e o mercado de trabalho é que os recrutadores tendem a ver com bons olhos os profissionais com esse tipo de formação, pois demonstram ser motivados e disciplinados.

Quais são as vantagens dessa modalidade de ensino?

O ensino a distância oferece várias vantagens ao aluno. A começar pelo preço: como a instituição não precisará oferecer uma infraestrutura física, as mensalidades são bem mais baratas que a modalidade presencial. Assim, é possível encontrar graduações de qualidade no mercado por menos de R$ 300,00 por mês.Powered by Rock Convert

Por conta da alta procura, hoje temos uma vasta gama de opções de ensino a distância para o aluno escolher: desde os mais variados cursos e instituições, até o tipo de graduação — bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Porém, ao escolher uma instituição de ensino, é preciso verificar se ela possui um quadro de professores capacitados e se oferece uma plataforma online com boa infraestrutura, para que o aluno possa desfrutar do aprendizado. Além disso, é importante que ela seja reconhecida pelo MEC, para que o diploma emitido seja válido e possua o mesmo peso que o de cursos presenciais.

Outro atrativo da EAD é a flexibilidade, que permite ao estudante inserir a graduação em sua rotina com mais facilidade. Dessa forma, ele poderá assistir às aulas e se dedicar ao seu aprendizado quando e onde quiser, desde que tenha um dispositivo com acesso à internet em mãos. Assim, fica muito mais fácil aliar a continuidade dos seus estudos ao seu trabalho.

plataforma de aprendizado online é um recurso dinâmico e inovador para o ensino. Nela, os professores poderão disponibilizar com antecedência, materiais de estudo e vídeos, e fazer aulas ao vivo. Já o estudante poderá acessar esse conteúdo a qualquer momento, interagir com os tutores e demais alunos em um fórum, e fazer as atividades propostas para aquela disciplina. Tudo isso, centralizado em um único lugar!

Dependendo do curso escolhido, ainda é possível optar pela metodologia de ensino semipresencial. Nela, o estudante contará com todas as vantagens da EAD, e ainda terá alguns momentos de interação — que podem ocorrer na instituição ou em tempo real por meio de plataformas digitais. Essa é uma ótima opção para aquelas graduações com disciplinas práticas, permitindo ao aluno aproveitar ao máximo o aprendizado.

Por que fazer EAD na Cruzeiro do Sul?

Agora que você já sabe o que é EAD e quais são as vantagens dessa modalidade de ensino, deve estar se perguntando qual instituição escolher, não é mesmo? Pois, saiba que a Cruzeiro do Sul pode ser a opção ideal!

Afinal, ela oferece graduações, pós-graduações e cursos técnicos nessa modalidade, com centenas de polos de apoio presencial espalhados pelo país, facilitando para que interessados de todos os cantos do Brasil possam ter a oportunidade de conseguir uma formação superior.

Além disso, a instituição tem o compromisso de oferecer cursos a distância com a mesma qualidade e reconhecimento dos presenciais, graças ao Blackboard — a mais moderna plataforma de aprendizado online, usada em universidades de todo o mundo. 

Por fim, os cursos oferecidos pela Cruzeiro do Sul Virtual — a bandeira da instituição para o ensino a distância — são acompanhados por um consistente projeto pedagógico, e são constituídos de conteúdos desenvolvidos por especialistas.

Como vimos, são várias as vantagens do EAD. Portanto, ao planejar a sua graduação, considere o ensino a distância como uma alternativa para a continuidade dos seus estudos. Afinal, essa modalidade pode ser adaptada perfeitamente à sua rotina diária, permitindo que você se dedique igualmente ao aprendizado e ao seu trabalho, sem precisar deixar a família e os amigos de lado.

[apss_share]

Comentários

Comentários