22 de janeiro de 2021
O que esperar do mercado de trabalho este ano?
Vivemos um ano de profunda mudança das empresas e dos profissionais. Os avanços em tecnologia e transformação digital surtiram efeitos importantes nos colaboradores, e trouxeram mais uma vez a discussão sobre o mercado de trabalho. Como estão suas expectativas para sua carreira? Veja mais agora!
Novos talentos devem ser colocados em prática
Como vem sendo muito falado, as principais profissões do futuro estão atreladas à high tech. Com a modernidade, as novas ocupações estão cada vez mais interagindo com a revolução digital. Além disso, as carreiras mais antigas e tradicionais estão precisando se adequar a essa realidade.
Independentemente da esfera de atuação a ser escolhida, o indivíduo precisa estar em constante aprendizado, buscando o desenvolvimento de suas habilidades tanto cognitivas como socioemocionais. “Em 2021, o trabalhador terá de ser capaz de desenvolver competências muito além de suas aptidões técnicas. Elas deverão o ajudar a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários e circunstâncias e, principalmente, em um curto período de tempo”, explica o coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, Paulo Lira.
Então, com as alterações bruscas no cenário corporativo, as companhias estão com pouco tempo para se ajustar às novas necessidades e ainda sair na frente dos concorrentes. Assim, essa fase abre espaço para os especialistas em growth hacking, por exemplo. Ainda é uma novidade para alguns, mas a atividade faz o uso de metodologias focadas no crescimento e desenvolvimento de um negócio. A partir de análises e novas hipóteses identificadas, traz um olhar de inovação e empreendedorismo para as possibilidades.
Com 2021 vêm novas profissões
Apesar de mais conhecidos, os programadores também têm um grande espaço no mercado de trabalho em 2021. Por isso, investir em aprender diferentes linguagens como noções de UX, lógica de programação, javascript, angular, dev Back-End, dev mobile android é essencial para o profissional da área e para quem deseja ingressar no setor.
O marketing digital deve se manter aquecido neste ano. O segmento tem se readaptado ao longo dos anos, incluindo processos tecnológicos na rotina. Assim, por meio de ferramentas e análise de dados permite mudar a ótica do consumo, potencializando o diferencial competitivo da entidade.
Com o uso massivo de redes sociais e de outros recursos da Internet, os cientistas de dados continuarão sendo peças fundamentais para as marcas. Esse especialista consegue transformar as informações em insights decisivos para as organizações. Como consequência, é possível otimizar os serviços e produtos para atender melhor os consumidores. Nesse sentido, os advogados de proteção desses informes também terão um papel importante dentro das corporações, visto a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os aprendizados devem ser sempre somados
Para o CEO e fundador da Consolide, Alan Marcos da Silva, de Araranguá (SC), 2020 deixou claro a necessidade de uma mentalidade auto suficiente. “Sem dúvida, nossos resultados refletem o trabalho conjunto do time, mas, principalmente este ano, buscar o autoconhecimento e aplicar o autogerenciamento se mostrou essencial. Isso é importante para descobrirmos as maestrias a serem desenvolvidas, sem necessitar de um gestor ou colega exigindo essa dedicação e energia”, analisa.
Assim, ele trouxe para 2021 a necessidade de investir na evolução das pessoas. “Apenas dessa forma conseguiremos manter a saúde corporativa, sem perder tração para o crescimento. Por isso, ter uma equipe focada e bem alinhada é fundamental para a continuidade próspera e voltada para o progresso constante da entidade”, finaliza Silva. Portanto, é essencial apostar na gestão de pessoas e processos, além da tecnologia para atravessar a crise.
Otimizar o departamento de Recursos Humanos (RH) é ganhar tempo e qualidade organizacional. Assim, esses profissionais podem cumprir seu papel estratégico, tão necessário nessas fases desafiadoras, dando espaço a novos cargos, talentos e planos. Logo, o setor precisa estar em sintonia com todos os acontecimentos comerciais presentes e as possibilidades futuras, antevendo impactos com ações para minimizar os ônus.
Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Vamos fazer deste, um ano inesquecível! Conte com o Nube!
Você já tem visto mudanças significativas nos negócios?
Fonte: Nube