6 de junho de 2017

O que pode e o que não pode em uma entrevista?


Quando o assunto é entrevista de emprego, pensar antes de falar ou fazer é extremamente necessário. Um pequeno deslize involuntário pode custar a vaga e, por isso, é importante saber quais atitudes e palavras evitar nessa primeira impressão.

Existem algumas frases clichês, péssimas para o momento. Contudo,“fugir” delas, não é tão complicado assim. “Ser criativo conta muitos pontos. Porém, apenas se dizer criativo, não. Quando o termo é usado para se autodefinir, ela vira um adjetivo vazio”, explica Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers. Nesse caso, é melhor não falar nada, pois se você realmente for inovador, o seu portfólio deixará claro.

Quando questionado sobre trabalhos anteriores, é preciso ser transparente, conciso, e reportar apenas o necessário. “Fale por quanto tempo atuou em cada um deles, de quais projetos participou e quais competências desenvolveu por meio deles, sem ‘encher linguiça’”, diz.

Outra postura comum é se dizer em busca de novos desafios, todavia, o entrevistador sabe disso. “Por isso, se mostre interessado em como a função contribuirá para o seu crescimento, sempre demonstrando vontade de aprender coisas novas”, exalta Madalena.

Diga como gosta de acompanhar os processos até o fim, sem deixar nada pela metade, e comente, por exemplo, ser você quem planeja, cobra e marca as reuniões dos projetos na faculdade. Além disso, jamais use gírias, palavras chulas e gerúndio demais. Preocupe-se com seu tom de voz.

Mentir nunca é uma boa opção. “As informações podem ser checadas e inverdades comprometem a integridade do profissional”, sinaliza a professora de Gestão de Pessoas do Ibmec/RJ, Ylana Miller.

Para participar de um maior número de processos seletivos, cadastre-se no site do Nube, gratuitamente, e entre em contato com as melhores oportunidades.

Boa sorte!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos