Pular para o conteúdo

5 dicas de recolocação no mercado de trabalho

17 de julho de 2019

Pensando em incentivar a trajetória de quem procura um novo cargo, listamos junto a um especialista cinco principais dicas. Confira!




Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o desemprego no Brasil atinge 12 milhões de pessoas. O período médio de espera para o alcance de um novo emprego é de um ano e dois meses. Além de uma economia incerta, as constantes transformações mercadológicas advindas do avanço tecnológico presente na 4ª revolução industrial também são responsáveis por esse fenômeno. Diante desse panorama, é necessário permanecer atento, a fim de identificar as oportunidades de recolocação.

“O ambiente corporativo está cada vez mais exigente. As empresas passaram a diminuir o fluxo de contratações para investir em profissionais multitarefas altamente capacitados. Ou seja, quem segue em busca de um trabalho tende a sentir insegurança”, explica Ivan Corrêa, sócio-diretor da Posiciona Educação & Desenvolvimento. Por outro lado, situações como essa pedem calma para conseguir analisar todas as possibilidades e planejamento para estar apto a atingir os objetivos traçados.  

Pensando em incentivar a trajetória de quem procura um novo cargo, o especialista listou as cinco principais dicas.

Defina as prioridades: concentre os esforços em oportunidades adequadas ao seu perfil 

Seja atrativo: o currículo é a porta de entrada para as organizações. Na prática, o material deve ter um design clean com, no máximo, duas páginas contendo as experiências mais relevantes para a posição a ser aplicada. 

Alimente um bom networking: muitas vezes os profissionais sentem-se envergonhados em assumir aos amigos e conhecidos seu momento desempregado. Contudo, justamente essa iniciativa pode render-lhes as primeiras chances. 

Atualize-se: a habilidade de aprendizagem contínua é uma exigência para qualquer um, pois é um meio de continuar em alinhamento com as últimas novidades do mercado. 

Abra a mente: os serviços fixos nem sempre são tão fáceis de encontrar. Por essa razão, veja saídas alternativas como as vagas temporárias. 

Rodolfo Vasconcellos é analista comportamental e atua na empresa Realize com Coaching, situada em Jaguariúna/SP. Para ele, quem se encontra nessa situação também precisa elaborar um plano de ação. ”Pessoas de sucesso têm seus objetivos anotados no papel, se comprometem verdadeiramente com eles e correm atrás de atingi-los com persistência e entusiasmo todos os dias”. 

Então, nada de desanimar. O Polo acredita em seu potencial!

Fonte: Nube

Comentários

Comentários