23 de março de 2018

5 dicas para se motivar


Há várias razões para isso acontecer. O psicólogo e CEO da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, pontua duas principais: a infelicidade na carreira e problemas no clima organizacional da corporação. Enquanto o primeiro, é uma questão individual, o segundo é o mais comum e envolve diretamente as organizações. Segundo ele, quando algumas delas: “não escutam os seus colaboradores, pressionam e cobram por resultados abusivos, geram insatisfação nos funcionários. Logo, tem muito mais ligação com a empresa, e não com o colaborador em si”, esclarece.

Entretanto, mesmo com o empreendimento desempenhando um papel importante nesse quesito, ele não é e nem deve ser o principal incentivador. A motivação deve vir internamente, pois só você é capaz de compreender seus gostos, objetivos e dificuldades. Você é o grande responsável pelo seu estímulo. Dessa maneira, estará pronto para superar todos os obstáculos, inclusive os dias ruins.

Para te ajudar a manter uma rotina positiva, o especialista lista cinco dicas para colocar em prática hoje:

1. Fuja da rotina: estabeleça quais são suas atividades cotidianas e as intercale com tarefas diferentes. Entre uma ação e outra, escute uma música, tome um café e distraia a mente.

2. Escute mais: seja o seu gestor ou os colegas, é importante realizar essa prática. Ao ouvir, ler e processar conteúdos realmente importantes, conseguimos tornar a semana mais proveitosa.

3. Se mantenha no presente: durante os períodos de cortes e demissões, é normal se preocupar se será o próximo da lista. Entretanto, é interessante praticar mindfulness e manter uma planilha com as funções. Ao final do expediente, você terá a sensação de dever cumprido e a sua mente ficará relaxada.

4. Fique longe de fofocas: quando surgirem assuntos desse cunho, levante da sua mesa ou caminhe pelo bairro, mas não participe. Esses pensamentos levam a conversas ruins e estragam o dia de qualquer um.

5. Faça algo prazeroso: seja um esporte ou conversar com um amigo, não deixe de reservar um período do seu tempo para fazer algum hobby, por exemplo. Isso será refletido no seu trabalho e fará de você um colaborador melhor e mais feliz.

Luciana Moura é estagiária na Alcance Construtora, do Rio de Janeiro. Conciliar o estágio e a faculdade é uma tarefa difícil. Portanto, muitas vezes, o desânimo e a exaustão tomam conta de si. Para reverter a situação, ela se concentra em seu objetivo final: ganhar experiência. “Meu plano é aprender muito nessa instituição, porque tenho projetos maiores”, revela. Assim, enfrenta mais um dia!

Gostou das dicas? Esteja aberto às mudanças, para assim, trilhar uma jornada formada por grandes conquistas e sucesso!

Confira também: 5 dicas para aumentar a produtividade


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos