Pular para o conteúdo

6 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego online

29 de julho de 2020

Tem gente que só de ouvir falar em entrevista de emprego já sente certa ansiedade, o que é absolutamente normal. Até mesmo os mais preparados costumam sentir pelo menos um friozinho na barriga. Se for uma entrevista de emprego online, então, o nível de estresse pode aumentar consideravelmente.




Afinal, nesse caso, além de se preocupar em corresponder às expectativas do recrutador, o candidato ainda precisa se certificar de que os aparatos tecnológicos vão funcionar direitinho e não haverá ruídos atrapalhando o encontro virtual. Portanto, se você está em meio a algum processo seletivo, comece a se planejar desde já.

Isso porque, no atual contexto de pandemia do coronavírus, é bem provável que as entrevistas de emprego continuem ocorrendo de forma online ao longo dos próximos meses. Além disso, como se trata de uma alternativa de baixo custo, as empresas podem acabar adotando essa tendência mesmo depois que tudo passar.

Não sabe como se preparar? Veja estas 6 dicas infalíveis para se sair bem na conversa!

1. Garanta uma boa conexão com a internet

A primeira dica não poderia ser outra. De fato, para que uma entrevista de emprego online dê certo, é essencial contar com uma internet de qualidade. Caso contrário, a fluidez na conversa pode ficar muito comprometida, seja pelas quedas na conexão, seja pelos delays (atrasos) no diálogo. Isso pode até não atrapalhar muito a pergunta do recrutador, mas impede que o entrevistado consiga desenvolver bem seu raciocínio.

Portanto, teste sua conexão antes de confirmar a entrevista e, se possível, procure agendá-la para um horário em que o número de pessoas utilizando a sua rede seja menor. Outra dica importante é fechar todos os programas que gerem conexão com a internet. Se você estiver no celular, interrompa o funcionamento dos aplicativos que “pesam” a conexão.

2. Escolha muito bem o local da entrevista

De preferência, escolha um lugar próximo ao seu roteador de Wi-Fi, pois isso também favorece a fluidez da conexão. Se você tiver um lugar mais reservado em casa, como um escritório ou mesmo um local de estudo no quarto, utilize esse espaço para se sentir mais no clima, criando um ambiente silencioso.

Evite fazer a entrevista em um cômodo com fluxo de pessoas, como sala ou cozinha. Se for inevitável escolher algum desses locais, converse antes com sua família ou com quem mora com você e explique que precisa se concentrar ali por alguns minutos. Cuide da iluminação para que o recrutador possa ver bem sua imagem e mantenha um fundo mais minimalista possível. Assim, o cenário não desviará a atenção do entrevistador.

3. Prepare seu equipamento com antecedência

Não dá para atender a chamada e ficar ajustando a câmera antes de a conversa começar, certo? Isso demonstra certo descuido por parte do candidato, que já poderia ter deixado tudo pronto caso estivesse realmente interessado no novo emprego. Portanto, prepare seu equipamento com antecedência e teste os enquadramentos possíveis. Geralmente, o plano ideal é da cintura para cima, em vez de pegar somente o rosto.Powered by Rock Convert

Faça o teste com algum parente ou amigo, conferindo se a qualidade da imagem está ok e se a captação do áudio é boa. Se você puder contar com vários dispositivos (notebook, celular ou tablet), escolha aquele com o qual tem mais familiaridade. Deixe um deles de prontidão para ser utilizado como plano B, caso o dispositivo principal falhe.

4. Saiba se portar diante da câmera

Na verdade, essa dica também é crucial no caso de entrevistas presenciais. A diferença é que, na entrevista de emprego online, você estará sendo visto por uma câmera e não frente a frente com o recrutador. Porém, nas duas situações, é fundamental saber se portar para não passar uma impressão de que está incomodado com alguma coisa.

Desviar o olhar várias vezes, ficar procurando um foco de atenção e gesticular demais são exemplos de atos que podem transparecer uma imagem errada do candidato, como se ele não estivesse concentrado e interessado na conversa. Evite cruzar os braços e tente agir da forma mais natural possível, como se já conhecesse o entrevistador, porém mantendo o nível de formalidade e desenvolvimento profissional que a ocasião exige.

5. Vista-se de forma adequada

Isso também não é novidade. A vestimenta é algo que sempre nos preocupa quando se trata de uma entrevista de emprego. Afinal, a roupa que estamos usando diz algo sobre nós. Então, cuide da sua aparência para passar uma impressão que dialogue com os princípios daquela empresa.

As startups, por exemplo, permitem que os funcionários se vistam de uma maneira bem casual, até porque isso faz parte da cultura da empresa. Mas, dependendo da instituição, é melhor utilizar uma roupa mais formal e condizente com o universo corporativo. Deixe aquelas roupas mais descoladas somente para as lives com os amigos!

6. Treine a conversa em frente ao espelho

Por mais que a gente prepare tudo com antecedência, teste todos os equipamentos e tenha segurança para dialogar, é sempre bom treinar a conversa no espelho. Mesmo que você não saiba exatamente que perguntas o recrutador fará, existem aquelas que são clássicas, como falar sobre suas experiências profissionais, defeitos, qualidades e planos para uma carreira promissora. Então, dá para começar a se planejar por aí.

Na medida em que a conversa for se desenrolando, com certeza você ficará mais à vontade em frente à câmera. O próprio entrevistador sabe que o nervosismo do candidato faz parte do processo e, por isso, já espera que ele possa gaguejar ou se atrapalhar em alguns momentos. Treinar antes em frente ao espelho evita que as falhas ocorram com muita frequência durante a entrevista.

Por último, mas não menos importante, saiba muito bem para qual empresa você está se candidatando. Um erro muito comum em entrevistas de emprego é o candidato não estar alinhado com os princípios daquela instituição, como a missão e a visão empresa. Por outro lado, mostrar que conhece os valores da companhia é algo que conta pontos a seu favor, comprovando que você realmente quer fazer parte do grupo.

Agora que você já sabe como se portar em uma entrevista de emprego online, é só dar aquele upgrade na preparação do currículo e se inscrever para as vagas mais compatíveis com o seu perfil profissional.

[apss_share]

Comentários

Comentários