5 de setembro de 2022

Como melhorar o seu perfil no Linkedin: 5 dicas essenciais


Ter um bom perfil no LinkedIn é um dos passos mais importantes para quem busca oportunidades de carreira e crescimento. Isso porque é uma rede social voltada para o profissional, onde milhões de pessoas se reúnem todos os dias e discutem sobre o Mercado de trabalho. Este é um ótimo lugar para encontrar um emprego, por exemplo

Mas, apesar do grande fluxo, nem todos os perfis são atraentes. Muitas pessoas não sabem usar o LinkedIn corretamente, enviam informações vagas e incompletas ou perdem oportunidades porque se cadastram, mas não atualizam seus dados, não fazem novas conexões ou não se conectam com contatos.

Portanto, além de participar ativamente da rede, você deve melhorar seu perfil. Quer saber como fazer isso? Confira nossas 5 dicas!

1. Use palavras-chave estratégicas

O LinkedIn é uma rede social profissional e uma plataforma de pesquisa. Não apenas as pessoas estão procurando oportunidades, mas os empregadores querem encontrar perfis interessantes. Então, descubra quais palavras-chave chamam mais a atenção dos empregadores e coloque essas palavras-chave nas descrições do seu perfil.

2. Tenha cuidado ao escolher sua foto de perfil

Perfis com fotos atraem mais contatos do que aqueles que mantêm o campo de foto pessoal branco, ou melhor, cinza. Idealmente, sua foto de perfil do LinkedIn deve transmitir profissionalismo e inspirar confiança e respeito.

Lembre-se que esta não é uma rede social comum: o objetivo é criar contatos de trabalho, não ganhar popularidade. Você prefere uma foto recente em que seu rosto esteja claramente visível e, claro, em boa resolução. Ah, e não precisa ser muito sério e formal. Um sorriso sempre pode ajudar, certo?

3. Detalhe suas experiências de trabalho

Fale sobre os trabalhos que desenvolveu a partir de suas experiências anteriores, principalmente aqueles relacionados à área que pretende seguir. Atividades que não estão mais relacionadas aos seus objetivos profissionais não precisam ser especificadas, talvez nem mencionadas.

Você também pode falar sobre o trabalho voluntário que fez e outras atividades relacionadas que fizeram parte de sua jornada acadêmica e preparação profissional.

4. Especifique sua formação

A formação educacional é uma das informações mais importantes que você pode colocar no seu perfil do LinkedIn. Afinal, sabemos que as chances de conseguir uma boa colocação profissional estão diretamente relacionadas à qualificação do candidato.

Apresente seu nível de escolaridade, cursos realizados e instituições frequentadas. Sim, estudar em uma instituição reconhecida por sua qualidade de ensino é um grande diferencial.

5. Mencione suas habilidades

Não deixe o campo de habilidades em branco, aproveite para adicionar informações que podem dizer muito sobre o seu perfil. Descreva suas habilidades técnicas e extracurriculares nesta seção, como idiomas e Excel.

No campo “sobre”, coloque também suas habilidades pessoais, como comunicação eficaz, habilidades interpessoais e outras soft skills que são valiosas no mercado de trabalho.

Nessas 5 dicas que mostramos, existem ótimas estratégias para construir um bom perfil no LinkedIn. Além disso, você pode contar com outros “hacks”, ou seja, outros truques ou artimanhas para tornar seu perfil visível e aumentar suas chances de ser contratado, como:

personalizar sua página;

publicar artigos ou fazer posts interessantes;

conecte-se com contatos — um ótimo lugar para fazer networking;

comentar e compartilhar conteúdo;

comunicar-se com pessoas influentes.

O que você achou dessas dicas? Eles ajudarão a impulsionar seu perfil do LinkedIn? Deixe seus comentários aqui no post!

Confira Mais Artigos