31 de julho de 2018

Efetivação: como conseguir?


Silmar Strübbe é especialista em gestão de pessoas e carreira. Para ele, se destacar no mercado de trabalho é desafiador. “Dessa forma, para seu trabalho ter mais atenção, é necessário determinação”, afirma. Para ele, a execução bem-feita de suas atividades trazem benefícios para a empresa e para si próprio. “A chance de uma efetivação, promoção ou até mesmo um aumento salarial aumenta”, diz.

Ainda de acordo com o coach, não há mais desculpas para permanecer na zona de conforto. “Comodismo e falta de perspectiva nos prende. Para seus chefes notarem você, é essencial agir e ter atitude: criar soluções, colocar suas ideias em prática e fazer mais”, defende.

Segundo Strübbe, existem algumas atitudes capazes de fortalecer esse aspecto e favorecer seu sucesso. São elas:

1. Autoconhecimento. Saiba quais são suas qualidades e defeitos.
2. Trabalho em equipe. A carga de trabalho pode ser muito pesada. Por isso, ter pessoas para apoiar e dar suporte dentro do mundo corporativo é uma estratégia válida. O sucesso pode ser coletivo.
3. Inovação consciente. Tenha ideias consistentes para serem utilizadas na melhoria do desempenho da empresa.
4. Visão de futuro. Enxergar além, olhar para as oportunidades ou possibilidades oferecidas e pensar em  como se destacar.
5. Automotivação. Se faz necessária em qualquer atividade. É preciso alimentar esse desejo de buscar mais e superar desafios.
6. Compromisso. O objetivo de vencer em fazer algo prazeroso é realmente importante.
7. Foco. É preciso saber onde se quer chegar e como.
8. Persistência. Talvez o resultado não venha tão rápido, mas é preciso continuar persistente para alcançar suas metas.

Thais Yaguti cursa engenharia de alimentos na Universidade Estadual de Campinas e estagia na área. Em sua atual experiência, ela afirma ter chances de conquistar uma vaga fixa entre o quadro de funcionários e por isso, está focada. “Para conseguir notoriedade, preciso desenvolver proatividade, conhecimento técnico, jogo de cintura, empatia e simpatia. São essas as características procuradas por meus líderes”, conta.

Mesmo em um cenário sem chances de ser efetivado, é imprescindível ter como o objetivo “fazer a diferença”. “É indispensável se empenhar, mesmo sem essas possibilidades, pois isso serve como base para experiências futuras, além do crescimento pessoal obtido com o tempo”, finaliza a universitária.

Portanto, procure sempre maneiras de garantir e oferecer o seu melhor. Dessa maneira, você conquistará algo tão essencial quanto a estabilidade em uma corporação: o respeito e a admiração de seus colegas. Acredite em seu potencial e busque sempre a excelência.

Confira Mais Artigos