19 de março de 2018

Estágio X Estudos: como se organizar?


Essa prática te proporciona o contato direto e eficaz de como o conteúdo aprendido em sala de aula é aplicado no mercado. Assim, é possível vislumbrar como é a vivência da profissão e aprimorar suas habilidades naquele segmento. Contudo, muitos jovens têm dificuldade em aliar as duas atividades. Isso se dá por dois motivos: falta de foco e disciplina. Resultado: acúmulo de afazeres e baixo rendimento, pois não se empenhou da mesma forma e intensidade.

Para não deixar isso acontecer, as consultoras e coaches, Renata Ferraz e Léa Folena, da UpTraine Consultoria & Treinamento, do Rio de Janeiro, consideram como palavra chave: organização. “As tarefas da faculdade te trazem conhecimento técnico e a atuação no mundo empresarial, a vivência. Ou seja, ambos são importantes, sendo assim ela será sua grande aliada”, recomendam.

Segundo as especialistas, atualmente, saber coordenar a rotina é como ter um super poder, pois as demandas do dia a dia são grandes e, consequentemente, a cobrança por resultados aumentam. E querer fazer tudo ao mesmo tempo, não é assertivo. Portanto, elas orientam a você tomar três medidas fundamentais:

– Listar as tarefas: é uma forma de visualizar melhor e identificar quais são as suas prioridades, levando em consideração, prazo e volume do trabalho.

– Criar mecanismos de alerta: você terá controle sobre as atividades já realizadas e saberá quais ainda precisam ser feitas. Além disso, pode ajudar a planejar datas e horários e manter o foco para uma prova ou apresentação.

– Evitar perda de foco: a concentração é imprescindível para ter bons resultados. Fatores externos, como redes sociais e grupos de WhatsApp costumam tirar a atenção. Reserve um momento no seu dia para cuidar desses assuntos, só não fique 100% do dia conectado.

A estagiária Marcella Costa, da Pineapple Hub, revela como lida com esse desafio: “o grande segredo é transformar certas coisas em prioridades e saber otimizar o tempo. Para mim, isso é muito valioso”. Em seu cotidiano, ela costuma separar quais atividades irá fazer em determinados períodos. Há momentos para se dedicar às tarefas corporativas, aos assuntos da faculdade, e também para o lazer, como ir à academia, ficar com a família e sair com os amigos.

Os obstáculos irão surgir em sua jornada, mas a estudante aconselha: você deve considerar cada um deles como parte de uma fase, os quais em algum momento serão resolvidos. Tudo isso, fará de você mais preparado para os próximos empecilhos. Assim, terá sucesso e alcançará todos os seus objetivos!

E você? Está preparado para enfrentar essa nova etapa?

Confira também: Técnica Pomodoro: faça mais em menos tempo


Fonte: Nube