2 de julho de 2018

Evite a procrastinação, já!


Deixar as tarefas para depois pode parecer uma boa saída de início. Porém, segundo Flávio Santos, coach em Campinas, pode causar diversos problemas em seu dia a dia corporativo e também acadêmico. “Ela pode ser um ponto negativo, pois atrapalha tanto a vida do estudante, quanto a sua relação com a equipe e corporação”, conta. Para ele, ao longo prazo haverão consequências nos resultados finais da organização, além de insatisfação pelo rendimento apresentado.

Esse tipo de comportamento tem motivos diversos e variam para cada indivíduo. De acordo com o especialista, um dos principais é não ter um direcionamento claro dos processos diários. “A melhor forma de reverter essa situação é moldar seus objetivos, sonhos e saber exatamente onde se quer chegar”, revela. Dessa forma, você terá mais motivação.

Para a psicóloga, Carolina Oliva, de Campinas, a palavra chave é ter organização. “Eu adio bastante as tarefas ‘chatas’, as coloco no prazo limite da entrega, mas tento cumpri-las antes disso. Para isso, eu tenho uma agenda e anoto todas os meus afazeres”. Assim, ela procura parar de adiar as coisas e ter sucesso! A psicóloga Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield, fez uma pesquisa e afirma: todos podemos reduzir a procrastinação. Para isso, devemos seguir alguns passos. Acompanhe!

Pratique técnicas de “mindfulness” e meditação: dessa forma, você afasta os pensamentos negativos.

Divida as tarefas em passos claros e controláveis: ao invés de propor metas mais gerais e vagas, tente optar pelas mais diretas e objetivas.

Não se castigue por isso: ao se perdoar por ter essa atitude, você tende a não repeti-la em uma próxima vez.

Apoie-se em bons hábitos: se comprometa a transformar suas funções em um costume do dia a dia.

Pense no ‘eu futuro’: em uma situação corriqueira, quando é necessário entregar um trabalho importante, imagine a si mesmo tentando terminá-lo desesperadamente na madrugada. Isso pode ajudar a começar a fazê-la cedo.

Entenda a sua relevância: quando a obrigação parece tediosa ou menos significativa, deixamos ela para depois. Assim, é preciso não esquecer da razão por trás daquilo.

Você se enxerga nessa situação? Se a resposta for sim, pense antes e meça as consequências do futuro. Assim, estará no caminho rumo ao sucesso. Conte sempre com o Polo!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos