2 de agosto de 2018

Melhore sua tomada de decisão!


Segundo Nanda Ricci, coach de desenvolvimento humano, de Campinas, somos confrontados com essa necessidade o tempo todo, desde as mais simples, como “por qual tarefa posso começar?”, até as mais complexas, como “qual equipe devo alocar para um determinado projeto?”. “Essas escolhas vão determinar o quanto teremos sucesso em qualquer atividade. Por meio delas, surgem os resultados”, explica.

Essa questão para um profissional é fundamental, mas para um líder é indispensável. Não se trata de uma questão pessoal, mas de algo maior o qual vai interferir nos negócios e no trabalho da equipe. A partir delas, o processo se desenrola, tarefas são distribuídas, metas são criadas e procedimentos são implantados. “Quem se propõe a liderar deve se preocupar em fazê-la de forma estratégica e consciente.”, explica.

No entanto, para Nanda, não existe uma fórmula mágica para garantir melhores acertos, mas alguns pontos podem te aproximar desse estado desejado.

Aceite a responsabilidade e perda: toda definição implica em uma consequência, seja ela boa ou ruim. Se algo der errado, pense na solução e não em como seria se tivesse feito outra coisa.

Identifique o problema: entenda o cenário, qual a importância, quais questões estão envolvidas. A palavra chave aqui é o conhecimento sobre sua área e também sobre si mesmo.

Faça um levantamento: se basear apenas em percepções pessoais não é algo bem vindo nas empresas. Pesquise dentro e fora da organização, encontre informações e dados relevantes.

Busque uma orientação: coloque as opções em uma ferramenta para “pesar” as consequências de cada possibilidade.

Tome a decisão, aja e desapegue: é preciso agora tirá-la do papel. Algumas pessoas procrastinam sua execução, por não estarem seguras ainda. Nesse caso, faça o processo novamente. Se estiver mais convicto, coloque em prática e esqueça das alternativas eliminadas.

Para a gerente de negócios e produtos, da Lee Hetch Harrison, Judith da Cunha, um dos papéis do líder é ter a deliberação, pois ela valoriza o empoderamento do time como um todo para trazer melhorias. “Estabeleço um propósito claro, foco nos resultados e estou sempre perto da minha equipe, para assim, inspirar as outras pessoas”, conta.

Ter boas atitudes e ser exemplo são as melhores maneiras de motivar os seus colaboradores.


Fonte: Nube

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