26 de junho de 2018
Os perigos do autoboicote no estágio
Duvidar de suas forças pode prejudicar o andamento de sua carreira. Para Carmen Fiorentino, coach na empresa CFTCoaching, de São Paulo, essa instabilidade pode gerar a auto sabotagem. “Isso traz prejuízos, mas nem todos se dão conta. Pode atrapalhar o desempenho profissional e pessoal”, explica.
Para ela, são esses medos os responsáveis por segurar sua evolução. “Sua vontade de crescer fica inferior aos seus medos. Portanto, crie uma força maior e detenha essa insegurança!”, indica. Para ela, é necessário ser honesto consigo e treinar seu cérebro a ser positivo.
Para a especialista, essa incerteza está em nossas emoções e também nas vulnerabilidades. Portanto, é natural não se sentir 100% seguro a todo tempo. Entretanto, é necessário evitar o comportamento repetitivo e as crenças limitantes. “Estude, pratique, se exercite e, aos poucos, isso diminui”, defende.
A coach finaliza com uma dica valiosa: “reconheça a origem do problema. Faça um registro e descreva seus medos, sentimentos, pensamentos e pondere: ‘eu consigo descrever, com fundamentos, qual é o motivo de meus receios?’”. Dessa forma, é possível chegar a uma resposta satisfatória sobre onde e como agir para eliminar essa apreensão.
Larissa Recio estagia na Escola Estadual Professor João Lourenço Rodrigues, em Campinas. Para ela, é fundamental acreditar em si para expor sua opinião e seus conhecimentos. “Devido a esse problema, perdi diversas oportunidades de demonstrar interesse ou capacidades, além de me boicotar devido à procrastinação”, relata.
Por isso, se você quer se destacar em meio à competitividade e atingir posições de prestígio, atente-se a essa questão e fortaleça sua imagem. Vença os desafios da vida, um de cada vez e com calma. Assim, é possível obter cada vez mais aprendizados e vivências capazes de fortalecer seu perfil. O Polo torce por você!
Fonte: Nube