Pular para o conteúdo

Vai passar o final de semana estudando? Estas 5 dicas são para você!

20 de março de 2020

Se você também está precisando estudar nesses dias, confira nossas dicas para otimizar seu tempo!




Os dias de sábado e domingo permitem maior liberdade na rotina. Muitas pessoas utilizam esse período para descansar ou encontrar amigos. Mas há aqueles que passam o final de semana estudando — uma maneira de aproveitar para colocar as tarefas em dia.

Essa estratégia promove muito conhecimento, seja para os que se preparam para vestibulares ou concursos ou para os que estão cursando a graduação ou pós. Se você também está precisando estudar nesses dias, confira nossas dicas para otimizar seu tempo!

1. Faça um cronograma de estudos

Quem está se preparando para o vestibular precisa saber como montar um cronograma ideal para isso. O mesmo vale para outros objetivos, como ser aprovado em um concurso. É importante se manter organizado no foco das matérias cobradas nas provas.

Estudar sem um cronograma pode diminuir muito os seus resultados. Dessa forma, fica difícil acompanhar os assuntos já dominados, assim como aqueles aos quais você ainda precisa se dedicar.

Já quando essa estratégia é utilizada se torna viável perceber suas necessidades e se planejar melhor em relação a elas. Assim, o final de semana pode ser usado, por exemplo, para compensar atrasos ou adiantar o plano.

2. Priorize conteúdos

Como você tem a liberdade para montar o próprio cronograma, vale a pena pensar nas prioridades antes de se organizar para passar o final de semana estudando. Uma ideia é dar preferência para conteúdos mais difíceis.

Dessa forma, você otimiza o tempo e aproveita o sábado e o domingo para reforçar conhecimentos mais complexos. Também pode ser feito o contrário: usar esse período para resolver questões e fortalecer o que já foi estudado.

Pense sobre isso para encontrar a técnica que melhor se adequa aos seus estudos. Assim, o final de semana trará melhores resultados para o seu projeto de entrar na universidade.

3. Defina suas metas

Além de montar um cronograma e fazer uma ordem de conteúdos prioritários, também é importante definir metas para o estudo de final de semana. Não é incomum que nesses dias o ritmo de estudo seja mais lento, por isso, vale a pena se organizar.

Quando você não define e acompanha suas metas, torna-se mais difícil ver resultados — em consequência, pode ser necessário lidar com a desmotivação. Quer evitar isso? Tenha formas de listar e avaliar suas metas constantemente.

4. Planeje recompensas

Quer mais uma ideia para fortalecer o alcance de suas metas e aumentar a motivação? Planeje recompensas para quando chegar a um objetivo traçado para o final de semana. Elas podem ser pequenas, de acordo com passos mais simples, ou maiores.

Algumas dicas são: ver seu programa preferido depois de resolver determinado número de questões, fazer um passeio breve após algumas horas de estudo ou sair com os amigos no fim de um dia produtivo.

5. Valorize os intervalos de descanso

Não podíamos terminar este post sem falar sobre a relevância de ter momentos de lazer e descanso entre os estudos. Afinal, o final de semana também precisa ser aproveitado como um tempo de qualidade para você relaxar.

Estudar nesses dias pode ser incrível para melhorar seus resultados, mas lembre-se de não deixar de lado sua saúde física e mental. Logo, valorize seus intervalos e se cuide entre uma meta e outra.

Seguindo nossas dicas, a sua concentração nos estudos será muito melhor. Ao colocá-las em prática, é mais fácil passar o final de semana estudando sem se desgastar excessivamente. Então, monte seu planejamento e boa preparação!

Comentários

Comentários