Formação
Licenciatura
Modalidade
Semipresencial
Duração
8 semestres
Conheça o curso
Somente a ideia de se aprofundar no universo da linguagem e da literatura faz seus olhos brilharem? Então o curso de Letras – Português e Inglês Semipresencial da Cruzeiro do Sul Virtual é uma opção extremamente válida para você ir além no estudo das línguas portuguesa e inglesa.
Durante a graduação, você desenvolverá habilidades linguísticas, culturais e pedagógicas, preparando-se para atuar no ensino ou em áreas que valorizam a comunicação especializada.
Entre as disciplinas do curso, estão:
- Teoria Literária e Literaturas Brasileira, Portuguesa e Inglesa;
- Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais, Fonética e Fonologia, Sintaxe, Morfologia, Semântica e Pragmática;
- Língua Inglesa: contextualização, básico, intermediário e independente;
- Prática de Ensino de Língua Portuguesa;
- Prática de Ensino de Língua Inglesa.
Curso Semipresencial: Flexível, Conectado e Presente
Na Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos semipresenciais são pensados para oferecer o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ambiente digital com a solidez da formação presencial. Esse formato segue as diretrizes da nova regulamentação da Educação a Distância, conforme o Decreto nº 12.456/2025 e a Portaria MEC nº 378/2025.
O estudante participa de uma jornada acadêmica que integra:
- Momentos presenciais essenciais, realizados em polos ou na sede, que fortalecem a vivência universitária e garantem a qualidade da formação;
- Aulas e atividades online, com mediação pedagógica ativa, que permitem estudar com autonomia e suporte constante;
- Avaliações presenciais discursivas, que asseguram autenticidade, profundidade e compromisso com o aprendizado.
Essa combinação proporciona uma experiência acadêmica completa, conectada às exigências do mundo contemporâneo e às necessidades do estudante moderno.
Escolha um curso semipresencial e viva a universidade com flexibilidade, presença e excelência.
Quando previsto na matriz curricular, podem acontecer eventuais atividades presenciais, estágios e outros encontros no formato presencial.
Duração do curso de Letras Semipresencial na Cruzeiro do Sul Virtual
O curso de Letras – Português e Inglês na Cruzeiro do Sul Virtual tem duração de oito semestres, ou seja, quatro anos.
Mercado de Trabalho do curso de Letras – Português e Inglês (Semipresencial)
Primeiramente, é importante dizer que a média salarial do profissional de Letras variará dependendo de fatores como especializações, tempo de mercado e áreas de atuação.
Mas, de qualquer forma, o formato EAD permite que os alunos, enquanto estudam de qualquer lugar e no seu próprio ritmo, consigam conciliar estudos com trabalho.
A seguir, confira mais detalhes sobre algumas áreas de atuação possíveis.
Áreas de atuação em Letras
Ao concluir o curso de Letras – Português e Inglês, você estará habilitado para atuar em diversas áreas. Confira algumas das principais oportunidades profissionais:
- ensino: atuar como professor de língua portuguesa, inglesa e literatura em escolas públicas e privadas, no ensino fundamental e médio, além de cursos de idiomas e preparatórios para vestibulares e concursos;
- tradução e versão: realizar traduções de textos literários, técnicos, acadêmicos e comerciais, além de interpretação em eventos e conferências;
- revisão e edição de textos: trabalhar em editoras, agências de publicidade e veículos de comunicação, garantindo a qualidade linguística e a adequação dos conteúdos;
- produção de conteúdo: criar materiais educativos, artigos, roteiros, conteúdo para internet e mídias sociais;
- pesquisa acadêmica: atuar em projetos de pesquisa nas áreas de linguística, literatura e educação, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.
Durante esse período, os profissionais de Letras do futuro poderão se preparar plenamente, de forma tanto teórica como prática, para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir significativamente para a área de educação e comunicação.
Diferenciais do curso de Letras – Português e Inglês (Semipresencial)
Entre os principais diferenciais do curso de Letras EAD da Cruzeiro do Sul Virtual estão as aulas práticas, um corpo docente altamente qualificado e a flexibilidade proporcionada pelo ensino à distância. Conheça mais sobre cada um desses aspectos a seguir.
Aulas práticas
Mesmo no formato EAD, o curso de Letras da Cruzeiro do Sul Virtual oferece aulas práticas de ensino de línguas, para você aproveitar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências essenciais.
Isso sem contar o estágio curricular supervisionado que começa no quinto semestre, permitindo a vivência de práticas pedagógicas que aproximam os futuros profissionais de Letras da realidade profissional.
Corpo docente qualificado
O corpo docente é composto por mestres e doutores com ampla experiência acadêmica e profissional. Essa proximidade com profissionais altamente qualificados proporciona insights valiosos e prepara os alunos para os desafios reais da profissão.
Mensalidade do curso
Valor com desconto de pontualidade*: R$ 289,90
OBS: Verifique por mais vantagens junto ao Polo
*desconto aplicado para pagamentos realizados entre o 1º e o 5º dia útil de cada mês
Matriz Curricular
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TEORIA LITERÁRIA: POÉTICA | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
LÍNGUA INGLESA: CONTEXTUALIZAÇÃO | 80 |
AMBIENTAÇÃO DIGITAL | 10 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU, O OUTRO E A SOCIEDADE | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS I | 10 |
LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA | 40 |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS I | 0 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LITERATURA BRASILEIRA: POÉTICA | 60 |
LÍNGUA INGLESA: INICIAL | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: INICIAL | 20 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS II | 10 |
LITERATURA PORTUGUESA: POÉTICA | 40 |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE | 40 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS II | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS I | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA INGLESA: BÁSICO | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: BÁSICO | 20 |
LITERATURA BRASILEIRA: PROSA | 60 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 40 |
DIDÁTICA | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS III | 10 |
LITERATURA PORTUGUESA: PROSA | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS III | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS II | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA INGLESA: INTERMEDIÁRIO | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: INTERMEDIÁRIO | 20 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 40 |
MÍDIAS E LINGUAGENS: MULTILETRAMENTOS | 40 |
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS IV | 10 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 20 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS IV | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS III | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA INGLESA: INDEPENDENTE | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: INDEPENDENTE | 20 |
LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA : SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 100 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 20 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS V | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS I | 20 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: FUNDAMENTOS | 40 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS IV | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS V | 0 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LITERATURA INFANTOJUVENIL | 40 |
LITERATURA INGLESA | 60 |
DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM | 40 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA – INOVAÇÃO | 40 |
LITERATURA INGLESA : CONTEXTUALIZAÇÃO | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS VI | 10 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: FUNDAMENTOS | 20 |
ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS II | 20 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: FUNDAMENTOS | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: FUNDAMENTOS | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS VI | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS V | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TEORIAS DO DISCURSO | 40 |
LITERATURA NORTE-AMERICANA | 60 |
LINGUAGENS MIDIÁTICAS E TRANSMÍDIA | 60 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: INOVAÇÃO | 20 |
LÍNGUA PORTUGUESA: LINGUÍSTICA TEXTUAL | 60 |
LITERATURA NORTE-AMERICANA – CONTEXTUALIZAÇÃO | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: INOVAÇÃO | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: INOVAÇÃO | 100 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS VII | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS III | 20 |
PROJETO INTEGRADOR TRANSDISCIPLINAR EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS | 10 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS VII | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS VI | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TEORIA LITERÁRIA: PROSA | 60 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU | 40 |
DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL | 40 |
LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS GRAMATICAIS | 40 |
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS | 10 |
LINGUÍSTICA | 60 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS | 0 |