Formação
Licenciatura
Modalidade
Semipresencial
Duração
8 semestres
Conheça o curso
Quer aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e fazer a diferença na sociedade? A faculdade de Letras – Libras Semipresencial da Cruzeiro do Sul virtual prepara você para atuar na inclusão e acessibilidade da comunidade surda.
Por aqui, vocês desenvolvem habilidades pedagógicas, culturais e linguísticas para se tornar um intérprete, professor ou consultor, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
Curso Semipresencial: Flexível, Conectado e Presente
Na Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos semipresenciais são pensados para oferecer o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ambiente digital com a solidez da formação presencial. Esse formato segue as diretrizes da nova regulamentação da Educação a Distância, conforme o Decreto nº 12.456/2025 e a Portaria MEC nº 378/2025.
O estudante participa de uma jornada acadêmica que integra:
Momentos presenciais essenciais, realizados em polos ou na sede, que fortalecem a vivência universitária e garantem a qualidade da formação;
Aulas e atividades online, com mediação pedagógica ativa, que permitem estudar com autonomia e suporte constante;
Avaliações presenciais discursivas, que asseguram autenticidade, profundidade e compromisso com o aprendizado.
Essa combinação proporciona uma experiência acadêmica completa, conectada às exigências do mundo contemporâneo e às necessidades do estudante moderno.
Escolha um curso semipresencial e viva a universidade com flexibilidade, presença e excelência.
Mercado de Trabalho do curso de Letras – LIBRAS (Semipresencial)
Quem se forma em Letras – Libras Semipresencial conta com várias opções de atuação no mercado. Você pode trabalhar em escolas, eventos, empresas ou até mesmo criar seus próprios projetos de acessibilidade.
Agora, falando de salário e oportunidades, esteja ciente de que esses fatores dependerão da sua experiência, das especializações que fizer e até mesmo da região onde você estiver.
Áreas de atuação do curso de Letras (Libras) Semipresencial
A pessoa formada em Libras possui diversas áreas de atuação, contribuindo para a promoção da inclusão e comunicação efetiva com a comunidade surda. Algumas das principais áreas incluem:
- Educação;
- Interpretação;
- Assessoria e Consultoria;
- Cultura e Entretenimento;
- Comunicação;
- Serviço Social;
- Saúde.
É possível ampliar suas áreas de atuação capacitando-se profissionalmente por meio de uma pós-graduação. Conheça algumas opções de cursos:
- pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos;
- pós-graduação em Educação Inclusiva;
- pós-graduação em Educação a Distância;
- pós-graduação em Docência no Ensino Superior.
Diferenciais do curso de Letras – LIBRAS (Semipresencial)
A faculdade de Letras – Libras Semipresencial da Cruzeiro do Sul Virtual destaca-se por um plano pedagógico atualizado e alinhado com as melhores práticas do mercado.
Ao longo do curso, os alunos desenvolvem habilidades linguísticas específicas, compreendendo nuances e particularidades de Libras, além de adquirirem uma sensibilidade cultural essencial para uma interação respeitosa e efetiva com a comunidade surda.
Com um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores atuantes no mercado, o curso oferece um ambiente virtual de aprendizagem que facilita a troca de experiências, enriquecendo a jornada do conhecimento.
Durante a graduação em Libras, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais para a prática, consolidando uma formação sólida e alinhada às demandas contemporâneas.
Mensalidade do curso
Valor com desconto de pontualidade*: R$ 269,98
OBS: Verifique por mais vantagens junto ao Polo
*desconto aplicado para pagamentos realizados entre o 1º e o 5º dia útil de cada mês.
Matriz Curricular
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 80 |
DIDÁTICA | 80 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
AMBIENTAÇÃO DIGITAL | 20 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU, O OUTRO E A SOCIEDADE | 40 |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS-LIBRAS I | 10 |
FUNDAMENTOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADOS A EDUCAÇÃO | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LETRAS – LIBRAS I | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
MORFOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 60 |
CONVERSAÇÃO INTERCULTURAL EM LIBRAS | 40 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – BÁSICO | 40 |
LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | 40 |
SÍNTAXE DA LÍNGUA BRASILERIA DE SINAIS | 60 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS II | 10 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS I | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
EDUCAÇÃO ESPECIAL: IDENTIDADES E CULTURAS | 40 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – INTERMEDIÁRIO | 40 |
PEDAGOGIA VISUAL | 40 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS COMO L1 I | 40 |
EDUCAÇÃO DE SURDOS | 60 |
SINAIS INTERNACIONAIS | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS III | 10 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS II | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
MÍDIAS E LINGUAGENS: MULTILETRAMENTOS | 40 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – INDEPENDENTE | 40 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS COMO L1 II | 40 |
ESTILÍSTICA E ESTUDOS SEMÂNTICOS EM LIBRAS | 40 |
LITERATURA SURDA | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS IV | 10 |
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 100 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS III | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
CLASSIFICADORES NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – AVANÇADO | 40 |
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS I | 40 |
FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS-LIBRAS I | 30 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS V | 10 |
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 100 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS IV | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – PROFICIENTE | 40 |
FUNDAMENTOS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO | 60 |
INTERPRETAÇÃO EDUCACIONAL | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS VI | 10 |
FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS-LIBRAS II | 30 |
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 100 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS V | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LIBRAS ACADÊMICA | 60 |
ESCRITA DE SINAIS | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS VII | 10 |
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS | 40 |
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO | 20 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS VI | 40 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOCEGOS | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO | 100 |
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS II | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL | 80 |
ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE | 40 |
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 60 |
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS | 80 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS-LIBRAS | 10 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LETRAS – LIBRAS | 40 |