Formação
Licenciatura
Modalidade
Semipresencial
Duração
6 semestres
Conheça o curso
Crianças e jovens que são orientados a observar o meio em que vivem e a questionar as relações entre sociedade e natureza vão se tornar cidadãos melhores, uma vez que compreendem como o meio geográfico influencia a realidade social e vice-versa.
Essa é a abordagem proposta pelo curso de Geografia, que visa oferecer conteúdo relevante e despertar questionamento crítico e reflexivo para os profissionais da educação.
Curso Semipresencial: Flexível, Conectado e Presente
Na Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos semipresenciais são pensados para oferecer o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ambiente digital com a solidez da formação presencial. Esse formato segue as diretrizes da nova regulamentação da Educação a Distância, conforme o Decreto nº 12.456/2025 e a Portaria MEC nº 378/2025.
O estudante participa de uma jornada acadêmica que integra:
- Momentos presenciais essenciais, realizados em polos ou na sede, que fortalecem a vivência universitária e garantem a qualidade da formação;
- Aulas e atividades online, com mediação pedagógica ativa, que permitem estudar com autonomia e suporte constante;
- Avaliações presenciais discursivas, que asseguram autenticidade, profundidade e compromisso com o aprendizado.
Essa combinação proporciona uma experiência acadêmica completa, conectada às exigências do mundo contemporâneo e às necessidades do estudante moderno.
Escolha um curso semipresencial e viva a universidade com flexibilidade, presença e excelência.
Duração do curso
Um curso de Geografia (Licenciatura) na Cruzeiro do Sul Virtual tem duração de oito (8) semestres, quer dizer, (4) quatro anos. Ao longo desse período, o estudante tem contatos com os principais conhecimentos gerais e específicos da área.
*Quando previsto na matriz curricular, podem ocorrer atividades e encontros no formato presencial.
Mercado de Trabalho do curso de Geografia – Licenciatura (Semipresencial)
O curso de Geografia (Licenciatura) da Cruzeiro do Sul Virtual tem a proposta de formar professores para atender às necessidades do ensino, especificamente no nível médio das escolas públicas, particulares e cursinhos.
O graduado também poderá atuar em centros de pesquisa e em editoras, com revisão e edição de textos, e na produção e avaliação de materiais didáticos.
Áreas de atuação
Mediante a grande carência de professores para a educação básica em todas as regiões do país, principalmente em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, o Licenciado em Geografia encontram alto índice de empregabilidade.
Litamos aqui algumas áreas de atuação para o professor de Geografia:
- Escolas de educação básica;
- Cursinhos preparatórios para vestibular;
- Cursinhos preparatórios para concursos;
- Diversos cursos técnicos e profissionalizantes;
- Universidades públicas e privadas;
- Pesquisas relacionadas a área;
- Editoras.
Diferenciais do curso de Geografia – Licenciatura (Semipresencial)
As disciplinas didáticas da graduação são voltadas ao ensino, para que você se forme um professor de geografia habilitado a elaborar e organizar suas aulas de forma dinâmica e crítica.
Na Cruzeiro do Sul, o foco é que você seja um profissional capacitado para compreender a relação das sociedades com a natureza, a qual se reflete na organização do espaço. Dessa forma, é possível atuar de maneira crítica sobre a realidade.
Diversas atividades proporcionam o exercício da prática profissional, mas o pensar acadêmico também é valorizado, há incentivo para os alunos do curso de Geografia produzirem e publicarem artigos em revistas científicas, como, por exemplo, na nossa Revista PLURI Discente, para publicações dos alunos dos cursos de educação a distância.
Mensalidade do curso
Valor com desconto de pontualidade*: R$ 269,98
OBS: Verifique por mais vantagens junto ao Polo
*desconto aplicado para pagamentos realizados entre o 1º e o 5º dia útil de cada mês.
Matriz Curricular
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
DIDÁTICA | 60 |
GEOGRAFIA CULTURAL | 40 |
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO | 40 |
GEOGRAFIA DO BRASIL | 40 |
TEORIA E MÉTODOS EM GEOGRAFIA – FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS | 40 |
AMBIENTAÇÃO DIGITAL | 20 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU, O OUTRO E A SOCIEDADE | 40 |
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL | 60 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA I | 10 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA I | 0 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E CONFLITOS TERRITORIAIS | 40 |
HISTÓRIA ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL | 40 |
GEOGRAFIA URBANA | 60 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA II | 10 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA II | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA I | 40 |
HIDROGEOGRAFIA | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO SOCIEDADE NATUREZA | 40 |
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO | 60 |
GEOGRAFIA AGRÁRIA | 60 |
CLIMATOLOGIA | 60 |
GEOGRAFIA ECONÔMICA | 60 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA III | 10 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA III | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA II | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | 20 |
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS | 40 |
GEOGRAFIA REGIONAL | 60 |
GEOMORFOLOGIA | 60 |
DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | 100 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA IV | 10 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA IV | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA III | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TERRITÓRIO E CIRCULAÇÃO | 40 |
PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II | 20 |
BIOGEOGRAFIA | 60 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 80 |
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II | 100 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA V | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM GEOGRAFIA I | 20 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA V | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA IV | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS | 40 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO I | 100 |
PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO I | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO I | 20 |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO | 40 |
GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE | 40 |
INTEGRAÇÃO E GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA VI | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM GEOGRAFIA II | 20 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA VI | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA V | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL | 40 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 40 |
BOTÂNICA ECONÔMICA | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO II | 100 |
PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO II | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO II | 20 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO | 80 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA VII | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM GEOGRAFIA III | 20 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA VII | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA VI | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
GEOLOGIA | 40 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU | 40 |
TEORIA E MÉTODOS: PENSAMENTO GEOGRÁFICO | 60 |
CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA | 60 |
GEOPOLÍTICA GERAL E DO BRASIL | 60 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM GEOGRAFIA | 10 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM GEOGRAFIA | 0 |
CARTOGRAFIA TEMÁTICA | 60 |