Formação
Licenciatura
Modalidade
Semipresencial
Duração
8 semestres
Conheça o curso
Trabalhar com linguagem é sempre muito instigante! E para os apaixonados pelas Letras, a leitura, produção e interpretação de textos são atividades vitais.
Assim, o curso de Letras Português e Espanhol Semipresencial, da Cruzeiro do Sul Virtual, privilegia o ensino e a aprendizagem da língua em contexto, com atenção aos aspectos socioculturais e históricos, desenvolvendo no estudante a possibilidade de interagir em diferentes contextos sociocomunicativos.
Por ser uma licenciatura, disciplinas como didática, metodologia e práticas de ensino de línguas, e suas respectivas literaturas, vão prepará-lo para as salas de aula, em prol da vivência e da experiência do estudante com o idioma.
Curso Semipresencial: Flexível, Conectado e Presente
Na Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos semipresenciais são pensados para oferecer o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ambiente digital com a solidez da formação presencial. Esse formato segue as diretrizes da nova regulamentação da Educação a Distância, conforme o Decreto nº 12.456/2025 e a Portaria MEC nº 378/2025.
O estudante participa de uma jornada acadêmica que integra:
Momentos presenciais essenciais, realizados em polos ou na sede, que fortalecem a vivência universitária e garantem a qualidade da formação;
Aulas e atividades online, com mediação pedagógica ativa, que permitem estudar com autonomia e suporte constante;
Avaliações presenciais discursivas, que asseguram autenticidade, profundidade e compromisso com o aprendizado.
Essa combinação proporciona uma experiência acadêmica completa, conectada às exigências do mundo contemporâneo e às necessidades do estudante moderno.
Escolha um curso semipresencial e viva a universidade com flexibilidade, presença e excelência.
O curso de Letras Português e Espanhol Semipresencial contempla estudo dos aspectos histórico-culturais da língua espanhola oral e escrita, além de textos e obras de autores clássicos e contemporâneos das literaturas espanhola, Hispano-americana, literatura Africana em Língua Portuguesa e literatura Infantojuvenil.
Tudo isso confere o nível de excelência à produção de material didático e à orientação teórico-metodológica, que sempre buscamos oferecer em nossos cursos de Letras.
Duração do curso
Um curso de Letras Português e Espanhol Semipresencial tem duração de oito (8) semestres, quer dizer, quatro (4) anos de estudos. Ao final do curso e com todo o conhecimento passado, o curso permite que os estudantes aprendam tudo sobre os idiomas e atuem como professores duplamente capacitados.
Mercado de Trabalho do curso de Letras – Português e Espanhol (Semipresencial)
A área de atuação do Letras Português e Espanhol não se restringe à docência na Educação Básica, que ocorre principalmente no Ensino Médio, em institutos de idiomas e cursos particulares, embora, hoje, haja um crescente mercado para os professores.
O campo de atuação contempla, ainda, não só o trabalho como revisor de textos, produtor de material pedagógico, livros didáticos e paradidáticos e conteúdo para softwares aplicados à educação, como também a preparação de aulas para ensino remoto e on-line, além da correção de redações em plataformas educacionais.
Considerando a formação continuada, o profissional de Letras, também poderá trabalhar com tradução, podendo buscar oportunidades em empresas de tradução, agências de viagem e, ainda, nos setores hoteleiro e de turismo.
Áreas de atuação
O curso de Letras Português e Espanhol Semipresencial é um curso que proporciona aos estudantes o conhecimento necessário para a realização de atividades que envolvam técnicas de expressão escrita e falada tanto em português, quanto em espanhol.
Algumas das áreas de atuação:
- Docência na Educação Básica;
- Docência em escolas de idiomas;
- Revisão;
- Tradução;
- Interpretação;
- Editoração;
- Área de informática software para educação;
- Áreas de Educação on-line;
- Produção Textual.
Diferenciais do curso de Letras – Português e Espanhol (Semipresencial)
No curso de Letras Português e Espanhol Semipresencial, destacamos os seguintes diferenciais, que fazem da nossa oferta de ensino uma excelente escolha:
- Excelente qualificação profissional;
- Atividades formativas a partir das necessidades diagnosticadas;
- Matriz curricular muito atual e alinhada às melhores práticas do mercado;
- Ambiente virtual de aprendizagem de última geração; tutoria on-line; professores qualificados, videoaulas e biblioteca virtual;
- Material didático de excelência desenvolvido por professores mestres e doutores;
- Flexibilização dos horários de estudo, que facilita o processo de aprendizagem para um método efetivo de aquisição de conhecimento.
Mensalidade do curso
Valor com desconto de pontualidade*: R$ 259,98
OBS: Verifique por mais vantagens junto ao Polo
*desconto aplicado para pagamentos realizados entre o 1º e o 5º dia útil de cada mês.
Matriz Curricular
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TEORIA LITERÁRIA: POÉTICA | 60 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
LÍNGUA ESPANHOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO | 80 |
AMBIENTAÇÃO DIGITAL | 10 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU, O OUTRO E A SOCIEDADE | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL I | 10 |
LÍNGUA PORTUGUESA: FONÉTICA E FONOLOGIA | 40 |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL I | 0 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LITERATURA BRASILEIRA: POÉTICA | 60 |
LÍNGUA ESPANHOLA: INICIAL | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: INICIAL | 20 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL II | 10 |
LITERATURA PORTUGUESA: POÉTICA | 40 |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE | 40 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL II | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL I | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA ESPANHOLA: BÁSICO | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: BÁSICO | 20 |
LITERATURA BRASILEIRA: PROSA | 60 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 40 |
DIDÁTICA | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL III | 10 |
LITERATURA PORTUGUESA: PROSA | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL III | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL II | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA ESPANHOLA: INTERMEDIÁRIO | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: INTERMEDIÁRIO | 20 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 40 |
MÍDIAS E LINGUAGENS: MULTILETRAMENTOS | 40 |
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL IV | 10 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 20 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: FUNDAMENTOS | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL IV | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL III | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LÍNGUA ESPANHOLA: INDEPENDENTE | 80 |
PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: INDEPENDENTE | 20 |
LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA : SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 100 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – INOVAÇÃO | 20 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL V | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS I | 20 |
METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: FUNDAMENTOS | 40 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL V | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL IV | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
LITERATURA INFANTOJUVENIL | 40 |
DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM | 40 |
LITERATURA ESPANHOLA: CONTEXTUALIZAÇÃO | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL VI | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS II | 20 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA: FUNDAMENTOS | 20 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: FUNDAMENTOS | 20 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: INOVAÇÃO | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: FUNDAMENTOS | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL VI | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL V | 40 |
LITERATURA ESPANHOLA | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TEORIAS DO DISCURSO | 40 |
LINGUAGENS MIDIÁTICAS E TRANSMÍDIA | 60 |
LÍNGUA PORTUGUESA: LINGUÍSTICA TEXTUAL | 60 |
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA – INOVAÇÃO | 20 |
LITERATURA HISPANO-AMERICANA – CONTEXTUALIZAÇÃO | 40 |
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA – INOVAÇÃO | 20 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA – INOVAÇÃO | 100 |
PROJETO INTEGRADOR TRANSDISCIPLINAR EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL | 10 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL VII | 10 |
ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS III | 20 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL VII | 0 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL VI | 40 |
LITERATURA HISPANO-AMERICANA | 40 |
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
TEORIA LITERÁRIA: PROSA | 60 |
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU | 40 |
DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL | 40 |
LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS GRAMATICAIS | 40 |
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA | 40 |
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL | 10 |
LINGUÍSTICA | 60 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL | 0 |