Formação
Licenciatura
Modalidade
Semipresencial
Duração
8 semestres
Conheça o curso
A licenciatura em Educação Especial Semipresencial tem como principal objetivo preparar profissionais qualificados para atuar no ambiente educacional, promovendo a inclusão de alunos com necessidades especiais.
Ao longo desse curso, o estudante desenvolverá conhecimentos e competências fundamentais para criar ambientes escolares mais acessíveis e inclusivos por meio das disciplinas abordadas, que o capacitarão a compreender as complexidades da educação especial e a desenvolver estratégias pedagógicas eficazes.
Curso Semipresencial: Flexível, Conectado e Presente
Na Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos semipresenciais são pensados para oferecer o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ambiente digital com a solidez da formação presencial. Esse formato segue as diretrizes da nova regulamentação da Educação a Distância, conforme o Decreto nº 12.456/2025 e a Portaria MEC nº 378/2025.
O estudante participa de uma jornada acadêmica que integra:
Momentos presenciais essenciais, realizados em polos ou na sede, que fortalecem a vivência universitária e garantem a qualidade da formação;
Aulas e atividades online, com mediação pedagógica ativa, que permitem estudar com autonomia e suporte constante;
Avaliações presenciais discursivas, que asseguram autenticidade, profundidade e compromisso com o aprendizado.
Essa combinação proporciona uma experiência acadêmica completa, conectada às exigências do mundo contemporâneo e às necessidades do estudante moderno.
Escolha um curso semipresencial e viva a universidade com flexibilidade, presença e excelência.
Mercado de Trabalho do curso de Educação Especial (Semipresencial)
Ao concluir a graduação em Educação Especial e Inclusiva, você estará habilitado(a) a ensinar e apoiar alunos com uma variedade de necessidades educacionais especiais, incluindo:
- Deficiências físicas, intelectuais;
- Auditivas e visuais;
- Transtorno do espectro autista;
- Transtornos globais de desenvolvimento;
- Altas habilidades/superdotação.
O seu trabalho envolverá a construção e adaptação de currículos, o apoio aos professores que atendem estudantes com deficiências e a criação de ferramentas pedagógicas sob medida para as necessidades individuais dos alunos, visando promover o desenvolvimento de suas habilidades de forma abrangente.
Desta forma, você poderá atuar em espaços como:
- Escolas regulares;
- Escolas especializadas;
- Órgãos públicos;
- Empresas de consultoria;
- ONGs e instituições de apoio;
- Atendimento domiciliar;
- Empresas de pesquisa e desenvolvimento.
Áreas de atuação de Licenciatura em Educação Especial
Como um(a) profissional formado(a) na graduação em Educação Especial EAD, você terá à disposição uma ampla variedade de caminhos e áreas de atuação na promoção da inclusão e no suporte a pessoas com necessidades educacionais especiais.
Além das oportunidades clássicas, como a docência no ensino fundamental e médio e a atuação em escolas de educação especial, também é possível se dedicar à produção de conteúdo didático, contribuir com consultoria em produções educativas para meios como TV e internet e liderar a implementação de projetos educacionais.
Outras áreas incluem a pesquisa, apoio aos órgãos de saúde e o acompanhamento individualizado de alunos com necessidades especiais.
Dessa forma, você desempenhará um papel vital na construção de ambientes educacionais inclusivos e na melhoria da qualidade de vida de estudantes com necessidades especiais.
Diferenciais do curso de Educação Especial (Semipresencial)
Na matriz da graduação em Educação Especial, o aluno encontrará disciplinas como:
- Estágios obrigatórios;
- Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano;
- Dificuldades de Aprendizagem;
- Superdotação e Altas Habilidades;
- Psicopedagogia Aplicada a Pessoas com Deficiência;
- Legislação e Políticas Públicas da Educação Especial no Brasil.
Duração do curso de Licenciatura em Educação Especial
A licenciatura em Educação Especial tem duração de quatro (4) anos, distribuídos em oito (8) semestres, cursados no formato EAD Digital.
Após a graduação, o aluno estará apto(a) a lecionar em escolas regulares, adaptar currículos e materiais didáticos para atender às necessidades de alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e outras necessidades especiais.
Além disso, poderá prestar consultoria, produzir conteúdo educacional adaptado, liderar projetos inclusivos, realizar pesquisa acadêmica e oferecer apoio personalizado aos estudantes.
Também oferecemos bolsas conforme a sua nota no ENEM.
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Mensalidades do Curso
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Matriz Curricular
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO | 80 |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 60 |
| AMBIENTAÇÃO DIGITAL | 20 |
| ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU, O OUTRO E A SOCIEDADE | 40 |
| TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO | 60 |
| EDUCAÇÃO INFANTIL: CURRÍCULO | 40 |
| CORPO, MOVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE | 60 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I | 0 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL | 80 |
| EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE | 60 |
| LÍNGUA PORTUGUESA | 80 |
| METODOLOGIA DE PESQUISA | 60 |
| FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS | 60 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II | 0 |
| ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 40 |
| FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA | 40 |
| ACESSIBILIDADE E TÉCNICAS ASSISTIVAS | 40 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS FORMAIS I | 100 |
| DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 60 |
| DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 60 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL III | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL III | 0 |
| ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II | 40 |
| PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS FORMAIS I | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| EDUCAÇÃO ESPECIAL: IDENTIDADES E CULTURAS | 40 |
| DIDÁTICA APLICADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 40 |
| FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | 40 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS FORMAIS II | 100 |
| FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL VISUAL | 40 |
| FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL AUDITIVA | 40 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL IV | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL IV | 0 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL III | 40 |
| PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS FORMAIS II | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 60 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS I | 100 |
| EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL | 40 |
| SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES | 40 |
| AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 |
| FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICO-MOTORA | 40 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL V | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL V | 0 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL IV | 40 |
| PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS I | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE | 40 |
| ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS II | 100 |
| ARTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 |
| PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 |
| FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA | 40 |
| TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL I | 40 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL VI | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL VI | 0 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL V | 40 |
| PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS II | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 40 |
| PSICOPEDAGOGIA APLICADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 80 |
| ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE | 40 |
| TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA | 40 |
| TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II | 40 |
| PROJETO INTEGRADOR TRANSDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL VII | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL VII | 0 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL VI | 40 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
| ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 40 |
| ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU | 40 |
| LEGISLAÇÃO E POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL | 60 |
| FILOSOFIA | 40 |
| PRÁTICA DE LEITURA ESCRITA | 60 |
| PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 10 |
| AVALIAÇÃO INTEGRADA DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | 0 |



